Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Acontecimentos no ano de 1790(III)



  • A fundação da Nova Arcádia

A Academia literária Nova Arcádia foi fundada no ano de 1790 por Domingos Caldas Barbosa um mulato brasileiro, filho de português e de uma angolana que foi enviado para Portugal em 1763, para estudar em Coimbra.

Posteriormente em Lisboa, celebrizou-se pelas trovas improvisadas ao som da sua viola de corda de arame. Suas composições estão reunidas no livro Viola de Lereno, pseudónimo que ele adoptara

Outros escritores aderiram a este movimento como José Agostinho de Macedo, Belchior Curvo Semedo e mais tarde logo que a fama de improvisador de Bocage lhe chegou ao conhecimento, a Academia convidou-o para sócio, que viria a ter uma longa quezília com Macedo

As sessões realizavam-se em casa do Conde de Pombeiro (o "fofo conde", segundo a irónica expressão de Bocage) ou do Conde de Vimioso, outro aristocrático mecenas.

Entre os principais ideais da Nova Arcádia estão a Inutilia truncat, cortar o inútil, a retomada da concisão e clareza que foi desprezada pelo Barroco; valorização da paisagem campestre, considerada ideal para a realização do amor (locus amenus), a busca da harmonia entre a razão e o sentimento.)

Além disso, cada membro tinha que adoptar um nome literário, espécie de pseudónimo. Domingos Caldas adoptou o nome de Lereno, Belchior Semedo, o de Belmiro. O nome escolhido por Bocage foi Elmano Sadino.

O tempo de permanência de Bocage nessa instituição foi curto, durou apenas quatro anos, e foi muito conturbado. Devido a vários conflitos ideológicos e literários com os membros da Nova Arcádia, Bocage é expulso dessa agremiação por irreverência, boémia e insubmissão às normas académicas.

Nessa época o "Bocage Satírico" mostra toda a sua força ao ridicularizar seus adversários, o principal deles era Domingos Caldas, a quem Bocage retrata, em seus versos, como demónio, cão pachorrento etc e Agostinho Macedo como já referi

  • Fundação das primeiras escolas para meninas
Em Lisboa passou a funcionar junto das Salésias uma casa para educação de meninas à qual a rainha atribuiu um subsidio de 220 mil-réis a aplicar de acordo com o parecer do seu director e fundador o padre José Joaquim dos Santos.

Este exemplo da iniciativa do referido padre, inspirou D.Maria a tomar medida idêntica para Lisboa, um local onde as meninas devidamente enquadradas por mestras próprias, para aprenderem a coser, a fiar e a bordar, mas também para aprenderem a ler e a escrever.

Esta matéria foi regulamentada em 31 de Maio, mas só viria a ser aplicado, se o foi, 25 anos depois , atendendo aos problemas que afectaram a rainha e o país


Na foto o Palácio dos Condes de Pombeiro, (hoje Embaixada da Itália), onde se reunia a Nova Arcádia, a "triste, malfadada Academia" que Elmano tanto satirizou.