Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Flinto Elísio fugindo da Inquisição vai para Paris

Filinto Elísio era o pseudónimo literário do poeta árcade Francisco Manuel do Nascimento, nasceu em Lisboa, a 25 de Dezembro de 1734, de origens humildes. Os pais, o pescador Manuel Simões e a peixeira Maria Manuel, eram naturais de Ílhavo, mas imigraram para a capital no na sequência da decadência da faina pesqueira porque passou a região de Aveiro após o fecho do canal do que liga o rio Vouga ao mar, provocando o encerramento do porto.

Foi ordenado padre, em 1754. Frequentador do Convento de Chelas, ali ensinou latim à futura marquesa de Alorna a quem pôs o nome de Alcipe, recebendo dela o de Filinto Elísio e a influencia pelo arcadismo, e pelo iluminismo.

As suas ideias liberais levaram a que fosse denunciado à Inquisição, em 22 de Junho de 1778, pelo padre José Manuel de Leiva, que o acusou de "afirmações e leituras heréticas proibidas".

Disfarçado de vendedor, consegui fugir de Portugal e exilar-se em Paris, onde chegou a 15 de Agosto desse ano. Na capital francesa conheceu, entre outros, o poeta Alphonse de Lamartine

A vida em Paris foi difícil, e teve que traduzir obras francesas para subsistir.

As suas poesias foram publicadas, ainda em sua vida, em Paris, entre 1817 e 1819. Só depois da sua morte, as suas obras seriam publicadas em Lisboa, entre 1836 e 1840.

Poeta árcade pelo formalismo é já pré-romântico pelo conteúdo das suas composições,de quem Garrett diria mais tarde "nenhum poeta, desde Camões, havia feito tantos serviços à língua portuguesa

Em 1843 os seus restos mortais foram transladados para Lisboa, onde se encontra sepultado, no cemitério do Alto de São João.

Sua influência é vasta e se deu de forma mais directa no Pré-Romantismo, sobre autores como Almeida Garrett.

Tal influência aparece sob a denominação de "filintismo". Foi um autor único em sua visão dos clássicos, pois dava relevo ao maravilhoso e até mesmo ao fantástico, pressentindo tendências modernas em meio ao racionalismo de seu tempo. Filinto tinha simpatia pelas ideias de Rousseau, pelos ideais da Revolução Francesa e por Franklin e George Washington.

A queda da Bastilha o trouxe um sentimento positivo e seu sentimento por sua nação, ao contrário, parecia frequentemente negativo, com resquícios de rancor contra a Inquisição que o exilou.

Sem comentários: