Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Acontecimento no ano de 1782

  • Maio,11-Morte de Sebastião José de Carvalho e Melo-Marquês de Pombal

Faleceu enfim o grande estadista na sua casa de Pombal na idade de 83 anos. Na noite. de 11 de Maio de 1782 foi o cadáver conduzido num coche puxado por três parelhas para a igreja do convento de Santo António da vila do Pombal.

Esperava-o à porta o bispo de Coimbra, D. Francisco de Lemos, que celebrou com toda a pompa as exéquias solenes, sendo pregada a oração fúnebre pelo monge beneditino Frei Joaquim de Santa Clara, notável orador sagrado, que se inspirou na grandeza do assunto, e legou à posteridade um magnífico discurso que atesta não só o seu talento mas a grandeza do seu espírito.

  • Julho,13-Adesão de Portugal à liga dos Neutros
A guerra relacionada com a Independência do Estados Unidos, trouxe uma grande instabilidade ao comércio marítimo internacional. Por um lado as violações cometidas por aparente quebra de neutralidade, por outro por excessos de fiscalização a que eram submetidos os navios, por parte dos beligerantes daquela guerra.

Como os Britânicos desrespeitavam frequentemente a neutralidade portuguesa utilizando as águas portuguesas para operações de guerra, já o governo de Lisboa, em 1780, havia tomado várias providências reforçando as suas forças navais para poder fiscalizar mais eficazmente as nossas águas.

Em 13 de Julho de 1782, aderiu à chamada neutralidade armada, proclamada por Catarina II da Rússia, que tinha por objectivo proteger com as respectivas marinhas de guerra o comércio marítimo dos países neutros.

A Liga dos Neutros como ficou conhecida, era formada por vários reinos europeus cuja charneira era a Rússia de Catarina II, como atrás referi.

Segundo a convenção firmada às partes contratantes interessa que "os navios neutros possam livremente navegar de porto em porto e nas costas das nações em guerra" e que "os efeitos e mercadorias pertencentes aos súbditos das potências em guerra, sejam livrs a bordo das embarcações neutras, exceptuados os géneros de contrabando".

Deste convénio retiraria Portugal fartos proveitos no futuro e viria a constituir um dos grandes factores da prosperidade a que ascendeu o Brasil.

  • Dezembro,14-Criação da Companhia dos Guardas-Marinhas.

Companhia dos Guardas‑Marinhas”, criada por Decreto de 14 de Dezembro,foi uma estrutura destinada ao enquadramento e instrução militar dos futuros oficiais de Marinha, sendo a formação académica obtida na Academia Real de Marinha.

Sem comentários: