Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Acontecimentos no ano de 1783

  • Fevereiro,15-Portugal reconhece a independência dos Estados Unidos.

Na sequência da assinatura do Tratado de Paris, Portugal viria a reconhecer a independência dos Estados Unidos.

O Tratado de Paris, também conhecido como Tratado de Versalhes, foi o tratado pelo qual a Grã-Bretanha reconheceu formalmente o fim da Guerra da Independência dos Estados Unidos da América reconhecendo então, oficialmente, a independência dos Estados Unidos da América, pós Revolução Americana de 1776.

O tratado foi assinado no dia 3 de Setembro de 1783 em Paris, visto que lá era um terreno neutro para as duas nações. As outras nações combatentes, França, Espanha e a República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos, tiveram tratados de paz separados.

Este tratado estabelecia o seguinte:

A Inglaterra reconhecia a independência das Treze Colônias e entregando-lhes os território compreendido entre os Grandes Lagos, os rios Ohio e Mississippi e os Montes Apalaches.

A França recuperava alguns territórios perdidos depois da Guerra dos Sete Anos: as feitorias do Senegal e as ilhas de Santa Lúcia, São Pedro e Miquelon e Tobago, nas Antilhas, além do direito de pesca na Terra Nova.

A Espanha recuperava a Flórida, perdida também na Guerra dos Sete Anos: e a ilha de Minorca, no Mediterrâneo, ocupada pelos ingleses durante a guerra.

Naturalmente que após o reconhecimento da indepedência americana por parte da Grã-Bretanha, Portugal seguia o mesmo caminho, por acaso a data do reconhecimento português até ocorreu um tempo antes do Tratado de Paris.
  • Novembro,18-Mercê concedida às Misericórdias para instituirem lotarias

A Piedosa, cognome porque ficou conhecida a rainha D.Maria I, justificava-se em pleno, atendendo à atenção que prestava aos mais desafortunados. Já aqui abordei a questão da fundação da Real Casa Pia de Lisboa, falo agora da mercê concedida à Mesa da Misericórdia e dos Hospitais Reas dos Enfermos e Expostos, para instituirem uma lotaria anual em Lisboa, para acorrer às urgentes necessidades dos ditos dois Hospitais.

Essa lotaria foi então criada pelo decreto de 18 de Novembro de 1783, que foi portanto a primeira em Portugal. Na sequência desta mais tarde a 12 de Fevereiro de 1792, foi igualmente concedida à Misericórdia do Porto igual previlègio.

Todas estas coisas acabaram por contribuír para a popularidade da Raínha Piedosa, pela forma como se relaccionava com o povo, as audiências que lhes concedia

1 comentário:

Luisa Paiva Boléo disse...

Boa noite
Li com muito interesse.
Hoje dia 27 de Junho de 2018 o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa disse ao presidente Trump que Portugal foi um dos primeiros países a reconhecer a nova nação dos Estados Unidos da América. Pena não ter dito que foi no reinado da Rainha Dona Maria I A Piedosa.
Vi que referenciou o meu livro sobre esta rainha. Obrigada.