Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

domingo, 17 de janeiro de 2010

O casamento do infante D.João

No dia 11 de Maio de 1785, Carlota Joaquina deixou definitivamente o Palácio de Aranjuez. onde teria nascido, com destino a Vila Viçosa, onde poucos dias depois viria a acontecer a troca de noivas.

Os espanhóis ficaram encantados com a beleza de D.Mariana Vitória, enquanto os portugueses um pouco desiludidos com a jovem princesa espanhola, embora não se levasse em conta que tinha apenas 10 anos.

Se a beleza possa não ter sido o maior atributo de Carlota Joaquina, as provas do esmero da sua educação que havia prestado em Madrid, perante a corte espanhola e os embaixadores portugueses, tinha ficado bem vincado na conclusão sobre o seu "decidido talento, a sua prodigiosa memória compreensão e desembaraço".

Depois da troca de noivas, D.Mariana Vitória seguiria para Madrid ao encontro do noivo D.Gabriel, enquanto a familia real portuguesa permanecia em Vila Viçosa, até ao dia 9 de Junho , quando decorreu a cerimónia das benção nupciais solenes.

Atendendo à idade dos noivos, foi necessários esperar mais de 3 anos para a consumação do matrimónio e só a cinco anos depois do casamento passou a dividir o tálamo conjugal com o marido.




Sem comentários: