Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sábado, 19 de novembro de 2011

Acontecimentos no ano de 1788

  • Execução dos implicados na Revolta dos Pintos
Em 1787 ocorreu em Goa uma rebelião que ficou conhecida como «Sublevação dos Pintos», por causa do envolvimento de alguns membros de uma importante família local, os Pintos. Porém, houve uma denúncia ao governador da Índia - Francisco da Cunha e Meneses. Este de imediato ordenou que se prendessem os suspeitos e que se averiguasse o caso. Lavrada a Setença da Relação de Goa, os réus foram considerados culpados. A 13 de Dezembro de 1788 foram enforcados os quinze réus envolvidos na conjuração de 1787 em Goa.

  • Criação da Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda
Criada a Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda a 15 de Dezembro, porém apenas será organizada em 6 de Janeiro de 1801.

  • Luis Sousa Coutinho nos negócio do Reino

Luís Pinto de Sousa Coutinho, regressado de Londres, substitui, na pasta dos negócios do reino, o Visconde de Vila Nova de Cerveira, nomeado presidente do Real Erário,mas que como ministro era, por assim dizer, uma perfeita nulidade.

Durante o seu ministério não se ocupou senão de coisas frívolas, ou de prodigalidades condenáveis. Tratou de fixar as cores das fitas das condecorações das ordens de Cristo.

No entanto passou a assumir inteiramente a pasta dos estrangeiros e da guerra, substituindo o marquês de Angeja que deixara aquele ministério por ser nomeado presidente do real erário.

Sem comentários: