Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

domingo, 1 de fevereiro de 2009

O novo Tratado do Pardo

O difícil tema das relações entre Portugal e Espanha na América do Sul, estavm muito longe de se resolver. Para além dos acordos alcançados quer o de Madrid assinado em 1750, quer o de El Pardo firmado em 12 de fevereiro de 1761, que anulou o de Madrid, não cumpriam os seus objectivos no terreno as escaramuças e as desconfianças mantinham-se.

Entretanto a Espanha, influenciada pela França, organiza uma poderosa expedição naval , comandada por D.Pedro Cevallos, chegando a Santa Catarina no Brasil. Perante o a força da expedição a guarnição da ilha renderam-se à armada de Cevallos, bem como mais tarde a colónia de Sacramento, mas terão recebido ordens de Madrid, para suster a sua investida a norte do Rio da Prata.

Não é difícil, adivinhar que a intervenção da Rainha-mãe D.Mariana Vitória, junto de seu irmão o rei Carlos III, demonstrando-lhe que a paz é que servia os interesses das potências ibéricas.

A partir desse momento começou a gizar-se o estabelecimento de um novo tratado, negociado pelo embaixador português junto da corte de Carlos III, D.Francisco Inocêncio de Sousa Coutinho e pelo conde de Floridablanca por Madrid.

Os objectivos deste tratado, par além de parar o conflito na América do Sul, também pretendia restabelecer o tratado de Madrid assinado por D.João V e Fernando VI.

O tratado de Santo Ildefonso foi assinado em 1 de Outubro de 1777, mas atendendo a algumas dificuldades levantadas pelos espanhóis, sobre a formação da comissão mista , que iria no terreno demarcar os limites territoriais, este tratado foi considerado preliminar, antecedendo o efectivo que viria a realizar-se novamente no Pardo em 11 de Março de 1778.

As críticas pelas cedências territoriais foram muitas, como aliás já tinham acontecido em 1750, mas para outros o realismo da diplomacia portuguesa, foi justificado, como dizia Andrade e Silva em 1817

"Julgou a nossa augusta rainha que um pequeno presídio remotíssimo (a colónia de Sacramento), encravado no coração de terras ermas e abertas, não devia custar, uma só gota mais de sangue a seus vassalos ... foi assaz compensado com as vastas terras, que recebemos em troca, e que dando grande fundo ao Brasil, estendem nossa raia e seguram as ricas minas das capitanias do sertão e a comunicação destas com as da beira-mar

Sem comentários: