Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Tratado de cooperação com a França

Desde o começo do conflito que opunha os Estados Unidos da América à Inglaterra que a nova nação buscava apoios de potências estrangeiras. Graças às negociações diplomáticas de Benjamin Franklin, em 6 de fevereiro de 1778, foi assinado com a França um tratado que permitiria apoio naval e o envio para a América de quinze mil soldados

Esse tratado de amizade e de comércio entre a França e a colónia rebelde da América do Norte,incluía uma cláusula de nação mais favorecida e obrigava a França a garantir a independência dos Estados Unidos da América

Era a velha questão franco-inglesa e a política de incrementar relações internacionais de Luís XVI e do seu ministro dos estrangeiros Vergennes, cuja carreira diplomática tinha começado em Portugal, país que conhecia bem ao ponto de falar a nossa língua.

Havia o interesse francês em tirar partido de algumas disposições do Tratado do Pardo, que abria a possibilidade doutras nações para além dos subscritores do Tratado, beneficiarem de disposições comerciais de reciprocidade comercial com Portugal, que aliás nunca viriam a usufruir.

As razões inerentes ao interesse português era diminutas, com excepção claro da alternativa diplomática que poderia obter neste acordo, contrabalançando a excessiva dependência da Inglaterra, o eterno problema nacional durante séculos.Este tratado com a França, resulta afinal do bem entendimento,e nntre s coroas portuguesas, francesa e espanholas e o traço comum familiar Bourbon que as ligava.

A franceses e espanhóis interessava que no mínimo Portugal, mantivesse uma política de neutralidade efectiva, nos seus estratégicos portos Atlânticos, que se sabia fundamentais para a Inglaterra, mas Portugal também queria preservar essa aliança, atendendo ao poderio que os Britânicos exerciam nos mares.

Esse referido tratado foi assinado a 20 de Julho de 1778, pelo embaixador português D. Vicente de Sousa Coutinho e pela França o referido ministro dos Estrangeiros.


1 comentário:

AIB FUNDING. disse...

Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.