Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quarta-feira, 25 de março de 2009

A Fundação da Academia Real de Marinha

As estruturas militares, precisavam de ser revistas, uma evidência que vinha já a ser admitida desde os últimos tempos de Pombal. Razão porque foi fundada a Academia Real da Marinha, por decreto de 5 de Agosto de 1779. Os objectivos dessa Academia era dotar os futuros oficiais da marinha de guerra e da marinha mercante dos conhecimentos de ciência náutica .

A criação desta Academia foi por sugestão do Conde de São Vicente, que viria a ser o seu presidente, ficando na dependência da Secretaria da Marinha.

A admissão a esta academia era feita atravésum exame para os alunos com idade inferior a 14 anos, sendo obrigados a comparecer às aulas e ter bons resultados nos exames.

O ensino da Matemática com a duração de três anos, era dado por três professores, um leccionava Aritmética, Geometria e Trigonometria Plana, outro Álgebra aplicada à Geometria, os Cálculos Diferencial e Integral e os princípios da Física (Estática, Dinâmica, Hidrostática, Hidráulica e Óptica) e o ao terceiro estava confiada a Trigonometria Esférica e a Navegação Teorética e Prática.

A preparação com a duração de dois anos iniciais visava o curso de engenharia militar dado na Aula de Desenho e Fortificação , sendo os professores equiparados aos da Universidade de Coimbra, e o ensino feito no edifício do Colégio dos Nobres.




Sem comentários: