Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

domingo, 12 de abril de 2009

Acontecimento no ano de 1779

  • Novembro,26-Extinção do Tribunal da Inquisição de Goa, que havia sido determinado pela carta régia de 15 de Janeiro de 1774.
Em contraste com a liberdade religiosa, vivida no tempo de Pombal, desde o início do reinado de D.Maria voltou de novo a intolerância religiosa, patente na proibição de lugares e de ritos religiosos e naturalmente com o regresso da Inquisição, que tinha acontecido no princípio de 1779, quando foi restabelecido o respectivo tribunal, peça acessória fundamental ao seu funcionamento, pelo governador Francisco Holstein, contrariando o que o seu antecessor, D. José Pedro da Câmara, o último dos governadores nomeados , por D.José I, fizera executando ordens de extinção dos tribunais da Relação e da Inquisição em Goa
  • Novembro,27-Criação no Porto, de uma Aula Pública de Debuxo e Desenho.
Por iniciativa da Junta da Administração da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro no Porto é criada a Aula Pública de Debuxo e Desenho por decreto de D. Maria I, de 27 de Novembro.Funcionava no edifício da Aula de Náutica e, tal como esta, era administrada pela Junta da Companhia dos Vinhos. O ensino era feito pelo Mestre do Risco e tinha como principal objectivo a elaboração de cartas geográficas e topográficas dos países e plantas das cidades e das embarcações.
  • Dezembro,24-Fundação da Academia Real das Ciências de Lisboa.
A ideia da criação de uma sociedade, inspirada na Congregação da Ciência, que quando da reforma pombalina da Universidade de Coimbra, tinha sido ventilada mas que não tinha ainda sido posta em prática. Em !778 o Dr.Vandelli, professor da Faculdade de Filosofia, com o apoio do visconde de Barbacena, tornam ao assunto, interessando D.Maria na importância das sua pretensões a favor da evolução das ciências. Foi a Academia das Ciências instalada no Palácio das Necessidades em Lisboa, a pedido do duque de Lafões, que havia entretanto também apadrinhado a ideia, que tinha como colaboradores não só o visconde de Barbacena, mas também o sábio abade Correia da Serra. O objectivo da Academia era promover "o adiantamento da instrução nacional, perfeição das ciências e das artes e aumento da industria popular" A data da fundação desta Academia é 24 de Dezembro de 1779.

Sem comentários: